Para entender melhor como a cirurgia para perda de peso funciona, é importante entender como seu trato gastrintestinal funciona. À medida que o alimento que você ingere passa pelo trato gastrintestinal, vários sucos digestivos e enzimas são introduzidos em estágios específicos, que permitem a absorção dos nutrientes. O material do alimento que não é absorvido é então preparado para eliminação. Veja abaixo uma descrição simplificada do trato gastrintestinal. Seu médico pode fornecer uma descrição mais detalhada para lhe ajudar a entender melhor como a cirurgia bariátrica funciona.
O Sistema Digestivo Humano.
1
O esôfago é um longo tubo muscular que leva o alimento da boca para o estômago.
2
O abdômen contém todos os órgãos digestivos.
3
O estômago, situado na parte superior do abdômen, normalmente retém um pouco mais de 1500 ml de uma única refeição. Aqui, o alimento é misturado a um ácido produzido para auxiliar na digestão. No estômago, o ácido e outros sucos digestivos são adicionados ao alimento ingerido, para facilitar a fragmentação das proteínas complexas, gorduras e carboidratos em unidades pequenas e mais absorvíveis.
4
Uma válvula na entrada para o estômago, vinda do esôfago, permite que o alimento entre, enquanto evita o "refluxo" para o esôfago do alimento misturado ao ácido, causando danos e dor.
5
O piloro é um pequeno músculo arredondado, localizado na saída do estômago e entrada para o duodeno (a primeira seção do intestino delgado). Ele fecha a saída do estômago, enquanto o alimento está sendo digerido e transformado em uma forma menor e mais facilmente absorvível. Quando o alimento é apropriadamente digerido, o piloro se abre e permite que o conteúdo do estômago passe para o duodeno.
6
O intestino delgado tem um comprimento de aproximadamente de 4,5 a 6 metros, onde ocorre a maior parte da absorção dos nutrientes do alimento. O intestino delgado é composto de três seções: duodeno, jejuno e íleo.
7
O duodeno é a primeira seção do intestino delgado, onde o alimento é misturado à bile produzida pelo fígado e outros sucos pancreáticos. É onde a maior parte de ferro e cálcio é absorvida.
8
O jejuno é a parte do meio do intestino delgado, que se estende do duodeno até o íleo e é responsável pela digestão.
9
O último segmento do intestino, o íleo, é onde a absorção das vitaminas A, D, E e K solúveis em gordura e outros nutrientes são absorvidos.
10
Uma outra válvula separa os intestinos delgado e grosso, para evitar que o conteúdo do cólon misturado a bactérias retorne ao intestino delgado.
11
No intestino grosso, o excesso de líquidos é absorvido, formando uma evacuação firme. O cólon pode absorver proteínas, quando necessário.